Pessoa que sofre com Dor Crônica
A dor é parte integrante da vida de muitas pessoas, é uma experiência difícil para quem sente e também para quem está perto, uma pessoa que vivencia essa experiência tem chances elevadas de desenvolver depressão, de perder o ânimo e a motivação. Ela não é expressada ou sentida de forma idêntica pelas pessoas, o seu limiar varia de pessoa para pessoa, devendo-se levar em conta a história da pessoa, o contexto familiar e relacional que vivencia.
A abordagem da dor vem tendo mudanças, ganhando espaço no meio acadêmico e científico. Nenhuma área específica parece suficiente para responder as questões da dor. Qualquer lente que seja utilizada para examiná-la, seja pessoal, cultural, histórica, científica, médica, religiosa, vai colocar a dor sob uma luz diferente. E cada pessoa tem a sua história.
Muitas vezes pensamos que as dores crônicas são decorrentes apenas da parte física ou dos problemas de saúde mas elas também estão ligadas às nossas emoções e podem ter raízes em questões emocionais profundas, por isso é tão importante cuidar da saúde mental e emocional quando se está atravessando algo assim.
