top of page
Buscar

Psicoterapia Experiencial & Focusing (Focalização)

  • Foto do escritor: Psicóloga Adriana Brito
    Psicóloga Adriana Brito
  • 25 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

 

Olá, esse texto quer mostrar à você uma das maneiras que posso te escutar.

A Psicoterapia Experiencial é uma abordagem que se baseia na Abordagem Centrada na Pessoa, na filosofia fenomenológica e existencial, e, foi desenvolvida por Eugene Gendlin no final da década de 60 e início da década de 70.

ree

Alguns dos princípios-chave da Psicoterapia Experiencial são:

1. Foco na experiência presente do cliente: A ênfase está no que o cliente está realmente sentindo e experimentando no momento, em vez de apenas no conteúdo verbal.


2. Processo de sentir (Focusing): O cliente é encorajado a entrar em contato com seus sentimentos e sensações corporais de forma atenta e refinada.


3. Atenção à experiência imediata: O terapeuta ajuda o cliente a focar na experiência imediata, no "aqui e agora", que acontece enquanto ele fala sobre uma situação, uma pessoa ou ele mesmo.


4. Promoção da mudança experiencial: O objetivo é facilitar uma mudança na experiência do cliente, permitindo que novas compreensões, caminhos ou insights emerjam de forma orgânica.


5. Papel do terapeuta: O terapeuta adota uma postura de atenção, aceitação e congruência, buscando criar um ambiente seguro para o processo de autoexploração do cliente.


A Psicoterapia Experiencial enfatiza o papel ativo do cliente no processo terapêutico, valorizando a sua capacidade de autorreferência e autorregulação. O foco está na promoção de uma experiência transformadora, a partir dele mesmo.

 

Focusing (Focalização)

 

O Focusing é um processo de atenção consciente e acompanhamento das sensações corporais internas. Alguns pontos-chave sobre o Focusing:


1. Contato com a "sensação sentida": O cliente é levado a entrar em contato com uma sensação a nível corporal mesmo, de algo que o corpo sente em relação a uma determinada situação, a uma determinada pessoa ou assunto. Inicialmente pode ser uma sensação sutil... Como exemplo, um rebuliço no estômago, um nó na garganta, um aperto no peito


2. Exploração da "sensação sentida": O cliente utiliza uma abordagem de "mirando e sentindo" para explorar essa sensação de forma mais refinada e detalhada.


3. Diálogo com a experiência: O cliente estabelece um diálogo interno com essa sensação, permitindo que ela se manifeste e se desenvolva.


4. Surgimento de novos significados: Através desse processo, podem chegar novos insights, compreensões e perspectivas sobre a questão explorada.5. Incorporação de mudanças: O cliente integra as novas descobertas à sua experiência geral, promovendo uma transformação pessoal.


O Focusing enfatiza a sabedoria corporal e as sensações físicas  como fontes de insight e mudança. O terapeuta desempenha um papel de facilitador do processo, o cliente é ativo e responsável pela sua própria exploração interior.

Essa abordagem visa ajudar o cliente a entrar em contato com sua experiência imediata de uma maneira mais profunda e transformadora. 

 

 

Existem muitas maneiras de definir a focalização: É um caminho que nos leva à congruência, é uma maneira de escutar o próprio corpo. A Focalização é uma maneira de adjetivar a própria vida, e para além desses conceitos vividos ou estudados, ela é também um método cientificamente comprovado. O próprio Gendlin e colaboradores se debruçaram em pesquisas, ele estava fazendo parte do quadro clínico nos grupos de trabalho das pesquisas de Carl Rogers na Universidade de Chicago, caminharam juntos por 11 anos. E as abordagens desenvolvidas por ele estão sendo continuadas e muitos outros pesquisadores têm dado seguimento ao seu legado.


Gendlin não traz o corpo na visão biológica apenas, ou estética mas o corpo também do lado de dentro que é capaz de corresponder ao receber atenção voluntária e centrada, a partir do conceito de experienciação, e que vão gerar fluxos ou bloqueios em nossas experiências. Eugene Gendlin apreendeu os fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa, utilizou como fundamento de seu novo método vivencial e também contribuiu significativamente com a abordagem. Formularam conceitos juntos como o conceito de experienciação, por exemplo.


Para Gendlin toda experiência acontece no corpo, e esse corpo traz tanto a sua própria linguagem como uma comunicação com as suas experiências, que são também interacionais, ou seja, vivenciando uma mesma situação na presença de pessoas diferentes, o corpo pode apresentar sensações distintas, e é prestando a atenção que teremos a possibilidade de dialogar com ele, não de qualquer maneira mas a partir de uma consideração e uma linguagem amorosa, compreensiva e respeitosa.


Experimentar o focusing é algo diferente, inusitado em sua simplicidade, e uma experiência que gera uma sensação de reintegração. Deseja experimentar?

 
 
 

Comentários


Psicóloga Adriana Brito

CRP-03/9954

Endereço: Ed. Charmant

Av. João Durval Carneiro, 3801 São João

Feira de Santana - Bahia

Brasil

bottom of page