top of page
Buscar

Quando buscar terapia

  • Foto do escritor: Psicóloga Adriana Brito
    Psicóloga Adriana Brito
  • 8 de set. de 2024
  • 2 min de leitura



Uma pessoa é levada a buscar terapia por motivos muito diferentes umas das outras, por mais que exista um quadro de sinais e sintomas ou situações comuns, cada pessoa tem a sua própria história com elementos únicos. Então, quando reconhece que não está bem e isso já vem acontecendo há semanas ou meses, é muito importante que busque ajuda profissional.


​Pessoas fortes, com elevado poder de resolução e autonomia que em algum momento da vida começou a se sentir diferente, sintomas estranhos, ansiedade, como se a sua força interna fosse modificando... ou como se uma sensação de sobrecarga, cansaço emocional ou desânimo passasse a fazer parte do seu mundo em alguma área da sua vida. Essas pessoas são peças importantes no mundo, quando estão bem, terapeutizadas são potentes e transformadoras.


Pessoas que se sentem vulneráveis de alguma maneira ou dependentes emocionais, ou que não estão dando conta de viver a própria vida com fluidez por motivos que só ela mesmo sabe contar sobre si, seus sentimentos e sensações. Isso pode desenvolver uma existência entristecida, rebaixada, insegura. Essas pessoas quando se encontram em um lugar existencial diferente em um processo terapêutico eficaz, muitas vezes associado com outras terapêuticas também assumem um lugar potente na vida.


O pano de fundo para esse quadro pode vir de tantas situações diferentes, vou ousar citar alguns: sensações de fracasso em alguma área da vida, perdas, angústia, aflição, dor, tristeza, solidão, medos, conflitos internos, sentindo-se confusa; necessidade de mudar mas não saber ainda por onde começar, ou ainda, tendo conflitos relacionais, parentais ou conjugais, ao ponto de estar difícil alcançar mudanças efetivas sozinha.


​Pode se sentir sobrecarregada com as demandas de sua vida, assustada, triste ou temerosa; sentir-se com baixa autoestima, ou mesmo já ter desenvolvido quadros de adoecimento mental e emocional como ansiedade, compulsões, bournout e até transtornos que modificam o comportamento, fazendo com que sofra e leve uma vida numa linha muito abaixo da potência ou brilho que poderia ter.


E você, o que te leva a buscar terapia nesse momento?

 
 
 

Comentários


Psicóloga Adriana Brito

CRP-03/9954

Endereço: Ed. Charmant

Av. João Durval Carneiro, 3801 São João

Feira de Santana - Bahia

Brasil

bottom of page