Uma abordagem que respeita e viabiliza mudanças
- Psicóloga Adriana Brito

- 18 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Abordagem Centrada na Pessoa
A Abordagem Centrada na Pessoa se concentra no potencial do indivíduo para o crescimento e a autorrealização. Foi desenvolvida pelo pesquisador e psicólogo Carl Rogers na década de 40 juntamente com seus colaboradores, e vem crescendo com tantos outros pesquisadores que têm se debruçado em dar continuidade ao seu legado. É uma abordagem que guarda um grande respeito pela condição humana, sua potencialidade e suas dificuldades, e quem se aprofunda para compreendê-la termina por agregar à própria vida os seus princípios.
Alguns dos seus princípios são:
1. Foco no cliente: O terapeuta acompanha as percepções, sentimentos e experiências do cliente sem lhe transmitir seus próprios valores e opiniões.
2. Consideração pela pessoa: buscando compreender a partir do universo de experiências do cliente. Para isso, o terapeuta centrado no cliente aprende a desenvolver um importante elemento que será chamado de compreensão empática ao ponto de apreender de forma vivencial esse conceito vivo.
3. O terapeuta pratica a Aceitação de como o cliente chega considerando sua trajetória, história e percepções a partir de seu quadro de referências. Entrar em contato com a vida sem precisar negá-la ou distorcê-la é uma maneira mais satisfatória de viver., e isso será um aprendizado no processo. Assim será mais possível alcançar novos níveis de experiências.

4. O terapeuta se apresenta de forma genuína, sem fachadas à frente, comunicando ao cliente suas percepções e sensações de forma honesta e cuidadosa, também terapêutica, e assim, a relação terapêutica se dará nas bases do conceito da experiência que ambos experimentam no presente imediato.
5. Desenvolver uma atmosfera favorável ao crescimento, num ambiente em que a pessoa sinta segurança para explorar suas experiências, encontrar seu próprio caminho e soluções, a partir de um lugar mais fortalecido dentro de si, encontrando o seu espaço interno de assentamento para aquele momento, com uma ampliação da percepção dos seus contextos, ainda que, por vezes, crescer seja um processo doloroso, é uma caminhada satisfatória.
A Abordagem Centrada na Pessoa enfatiza a relação terapêutica e o desenvolvimento da potência da própria pessoa, considerando que as pessoas têm em si uma tendência a se direcionar para o desenvolvimento, ainda que estejam temporariamente vivenciando distorções por defesas que precisaram erguer, ainda que inconscientemente.. A Tendência Atualizante e também Formativa, presentes em todo organismo vivo na natureza, são fundamentos para essa abordagem.



Comentários