top of page
Buscar

Setembro Amarelo

  • Foto do escritor: Psicóloga Adriana Brito
    Psicóloga Adriana Brito
  • 15 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Imagine um mundo onde muitas coisas têm a urgência dos pixels, do clique... Onde a grama do outro parece sempre mais verde, onde as pessoas parecem sempre felizes e bem-sucedidas, porque aquele momento fica congelado. Uma imagem ou vídeo que pode ser repetido por alguém à frente de uma tela, enquanto do outro lado a vida continua acontecendo com sua beleza, delícias, dores, medos, conflitos, superações...

 



Em geral, a vida é desafiadora e cada fase da vida tem suas etapas a serem vencidas semelhantemente a um jogo, entender as dificuldades e vencê-las para passar para o próximo nível. Tem recompensas envolvidas e geralmente é um exercício que exige paciência e determinação, e assim o jogador vai se tornando mais perspicaz ou mais rápido e habilidoso.

 

A vida não é fácil para a grande maioria das pessoas, exceto as que já aprenderam a fluir ou a até a se divertir com as novas demandas que chegam... Há um poder em nossas mãos, e digo a você, não é nada fácil, esse poder é o poder da escolha. Quando você escolhe abrir uma porta na sua vida seja real ou imaginária, a sua mente vai direcionar você para aquele caminho e tudo o que envolve essa decisão vai se tornando ampliada, maior, mais destacada. Aí é que está o risco de escolher a morte como caminho, de alimentar esses pensamentos, que se porventura, acharam amplo espaço uma vez, vão continuar insistindo, tão somente porque sua mente busca soluções. Ainda que sejam soluções irreais, pelo simples fato de que quando se chega a alimentar esse pensamento certamente a coisa não está nada boa, um momento ruim, um dia ruim, uma situação ruim, medos, perdas, dores, sensação de impotência... tudo isso vai chegar por aí no seu mundo num momento ruim...

 

Experimenta escolher superar, buscar ajuda, duvidar dos seus pensamentos e perceber melhor se eles não estão vindo de lugares congelados, seja de medo, de dor, de sofrimento... Olha... a vida não está fácil agora, mas ela própria tem uma característica muito linda que é a de que tudo passa... Acredite. O sol pode voltar a brilhar, os ventos podem ficar mais amenos na sua tempestade interna e talvez nem sejam os outros que vai mudar, mas você.

 

Experimenta ligar e conversar, no número 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida) haverá voluntários para escutar você agora mesmo, ou ainda busque ajuda profissional uma psicóloga ou psicólogo de sua preferência, quem sabe seja o início de mudanças importantes e a vida volte a ter sentido pra você.

 

Muitas vezes, é só aí que você vai se dar conta que sua saúde emocional está comprometida, que você não está conseguindo gerir suas emoções e que tudo já está tão pesado. Talvez sua saúde mental também já esteja comprometida e você precise regular com medicações ou outros moduladores a sua neuroquímica. Ou ainda as medicações sozinhas ou profissionais não estão conseguindo ajudar você nesse momento, escolha mudar de profissionais, se for o caso mas não desista de você. Imagina você vivendo uma outra vida, imagina se esse peso todo não estivesse com você agora e suas melhores características e forças estivessem plenas, noossa... redescobrir-se numa nova versão depois dessa tempestade pode ser incrível.



 
 
 

Comentários


Psicóloga Adriana Brito

CRP-03/9954

Endereço: Ed. Charmant

Av. João Durval Carneiro, 3801 São João

Feira de Santana - Bahia

Brasil

bottom of page